GOOGLE TRANSLATOR: CHOOSE YOUR LANGUAGE OR CLICK ON YOUR COUNTRY FLAG

DOCES


Imprima ou salve esta página
Print


QUEM RESISTE A ESTA TENTAÇÃO???

Origem do brigadeiro
Há mais de uma versão para a origem do brigadeiro, mas se sabe que este maravilhoso quitute é originariamente brasileiro.
Diz-se que o brigadeiro recebeu este nome na década de 1940, em homenagem ao então candidato à Presidência da República pela UND (União Democrática Nacional) brigadeiro Eduardo Gomes, logo após a queda de Getúlio Vargas. Conta-se que a guloseima era vendida com o fim de arrecadar fundos para a campanha do brigadeiro e, por isso, ficou conhecida como tal. Apesar de todo o apoio a sua candidatura, a eleição acabou sendo vencida pelo adversário general Eurico Gaspar Dutra. Tradicionalmente, o doce era feito com leite, ovos, manteiga e chocolate. Mais tarde, substituiu-se o leite por leite condensando. Atualmente, o docinho tem sido aprimorado, recebendo diferentes e deliciosos componentes e variações.

Para aqueles fanáticos pelo quitute como eu, segue a dica de uma obra primorosa:

Sinopse do livro: "Brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 1940, na campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República.
Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato. Recheado de histórias, curiosidades e lembranças da infância, "O Livro do Brigadeiro" traz também receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro, como o crepe de brigadeiro e o bolinho de chuva com calda de brigadeiro, dicas de como preparar o tradicional doce, a importância dos ingredientes e dos utensílios usados no preparo, a harmonização com vinhos e até a montagem da mesa para festas. Ricamente ilustrado, este livro de estreia da doceira Juliana Motter, além de ser o único que fala sobre o tema, mostra que o popular docinho guarda muito mais segredos do que se imagina". Sinopse disponível em http://www.livrariadafolha.com.br/.

Conheça mais sobre o ateliê "Maria Brigadeiro":


VISITE O SITE: www.mariabrigadeiro.com.br

SELF-SERVICE DE BRIGADEIRO? SIM!!!!!


Pessoal, achei que estava tendo uma alucinação auditiva quando meu namorado me contou sobre a existência de uma brigaderia! Nós mesmos podemos nos servir e comer estas maravilhas!!!
É muita tentação para esta pessoa que vos escreve! Vou conferir de perto e trago os comentários para passar vontade nos meus visitantes! rsrsrs...

Vou tentar visitar a loja nova, que fica no Shopping Pátio Paulista (Telefone: 3171-2551 - Localização: Psio Maestro Cardim)
O site da brigaderia é super bacana, mas não tem muita informação ainda: http://www.brigaderia.com.br/



MIL FOLHAS - HISTÓRIA ILUSTRADA DO DOCE

Hoje me deparei com a seguinte obra na livraria: "Mil Folhas - História Ilustrada do doce". Muito bacana! Achei uma novidade, que não conhecia a respeito do brigadeiro: a autora conta que, inicialmente, por seu aspecto pegajoso, as crianças brincavam de "bombardeio" de brigadeiros entre si. Relata-se que, para salvar as roupas de domingo das crianças, as mães passaram e envolver o doce no chocolate granulado, tornando-o, assim, menos grudento. Diz-se que o mesmo ocorreu com os demais docinhos de festa: cajuzinhos, beijinhos, entre outros.


"A obra Mil-folhas é um passeio geográfico, histórico e literário pela história dos doces. Nos quatro cantos do mundo, a gastronomia influenciou diversas culturas. A jornalista e tradutora Lucrecia Zappi, valendo-se de uma vasta bibliografia, traça este percurso em uma obra recheada de cartazes de época e imagens informativas que recuperam como a apreciação e feitura dos doces traduzem um comportamento cultural. O caminho do xicletl consumido pelos maias e astecas ao chiclete da Adam´s, o al-fahua dos árabes dando no tradicional alfajor argentino, as navegações em busca do açúcar, a Idade Média com suas docerias de conventos, são algumas das histórias saborosas deste Mil-folhas. A chef de cozinha brasileira radicada no Japão Mari Hirata confirma: "Além dos fatos históricos, Lucrecia recheia o livro com as delícias do açúcar e com as cores e sabores que despertaram a criatividade de grandes chefes também inventores". Um livro delicioso de ser lido. A edição tem patrocínio da doceria Dulca, uma das mais tradicionais do Brasil, que em 2011 completa 60 anos".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BOLO NA CANECA
Sozinha em casa sem ter o que comer no café? Pior: nada em casa para servir àquela visita especial? Vai aí uma dica: bolo na caneca. Como o bolo na caneca feita no micro-ondas não fica tão fofinho quanto aquele assado no forno, escolhi essa receitinha caprichada!


Ingredientes
1 caneca com +/- 9 cm de altura X 8 cm de diâmetro e
capacidade para 300 ml
gema de 1 ovo grande
4 colheres (sopa rasa) de açúcar refinado
1 colher (sopa rasa) de margarina
4 colheres (sopa) leite
1 colher (café) de licor de chocolate
2 colheres (sopa rasa) de chocolate em pó peneirado
5 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó
1 clara batida em neve (bata à parte com o garfo)

Calda de chocolate
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
2 colheres (sopa rasas) de açúcar
3 colheres (sopa rasas) de chocolate em pó

Modo de preparo
1- Coloque o ovo na caneca com o açúcar refinado, a margarina e bata bem com auxilio de um garfo até obter um creme por mais ou menos 3 minutos.
2- Acrescente o leite, o licor de chocolate, o chocolate em pó peneirado e bata mais.
3- Incorpore a farinha de trigo peneirada, o fermento em pó e misture muito bem.
4- Por fim misture a clara batida em ponto de neve delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos.
5- Com o auxílio de um palito, faça alguns furos na superfície do bolo, despeje a calda de chocolate e sirva imediatamente com sorvete de creme.

Calda de chocolate
Numa panela em fogo médio coloque todos os ingredientes, misture
bem e deixe ferver por 3 minutos.

Acompanhe o prepardo do bolo:



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PANQUECAS DE LEITE CONDENSADO


Excelente receita! A massa da panqueca permite a combinação de inúmeras coberturas. A brincadeira vai depender da criatividade e das preferências de cada um: brigadeiro, geléias, frutas, mel, sorvete, confeitos, queijos ou simplesmente manteiga, requeijão e até mesmo tudo isso junto!
A receita é interessante também porque você pode assar as massas e armazená-las na geladeira para apreciá-las lentamente. Boa sugestão para tomar café-da-manhã com a pessoa amada!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
meia colher (sopa) de fermento químico em pó
2 ovos
meia xícara (chá) de leite
meia colher (chá) de essência de baunilha
manteiga para untar.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira pequena com manteiga, coloque pequenas porções de massa de cada vez e frite-as de ambos os lados, até ficarem dourados. 

Um comentário:

Anônimo disse...

É delicioso passar neste blog. Tudo feito com muito bom gosto, embora eu seja suspeita para elogiá-lo.
Cida Fiorini