PARA QUEM, COMO EU, AINDA NÃO PODE CONHECER ESSES MARAVILHOSOS MUSEUS PESSOALMENTE: http://www.googleartproject.com/
Google Art Projet permite visitar os maiores museus e galerias do globo e ver bem de pertinho os detalhes de cada obra.
Quando o Google lançou o serviço Street View em maio de 2007, nos Estados Unidos, foi a chance para muita gente de percorrer as ruas conhecidas em viagens ou mesmo no seu dia a dia – sem sair da frente do computador. À medida que o serviço cresceu e se espalhou pelo mundo, muitos usuários se presentear com a oportunidade de rever um cantinho conhecido (e adorado) de Nova York, Londres, Paris, Roma…Agora, o Google oferece o mesmo passeio virtual, só que pelas maiores galerias e museus do mundo.
O site Art Project permite explorar 385 salas em 17 museus, como o MoMA e o Metropolitam Museum of Art de Nova York, a Tate de Londres e o Van Gogh Museum em Amsterdam. Além de oferecer um passeio virtual, com direito a câmeras 360 graus, o Art Project permite “mergulhar” nas obras de arte com um detalhamento de 7 bilhões de pixels. Usando o zoom, o usuário pode ver o quadro bem de pertinho, com um detalhamento que jamais seria possível numa visita monitorada. Ou, como sugere a Fast Company, a interface permite ver até os “fios de cabelo nas pinturas.”
Além disso, o usuário pode também salvar pontos de vista específicos de 1.061 obras de arte e de museus. “É como construir sua coleção de arte particular”, resume muito bem o TechCrunch.
O serviço Street View, que até hoje gera polêmica sobre uso indevido de imagem e colheita de dados confidenciais sem autorização, usou câmeras móveis para captar as imagens dos museus. Algumas instituições, como a Galeria Uffizi em Florença e o Hermitage de São Petesburgo, resolveram participar do projeto e colocaram especialistas à disposição do Google para escolher as coleções mais valiosas e os ângulos que deveriam ser fotografados. Quem se interessar tem a chance ainda de obter mais informações sobre uma pintura, assistir vídeos relacionados no YouTube e dividir comentários com outros usuários.
Segundo o diretor do Art Project, Amit Sood, o site pode se tornar “uma fonte fascinante para amantes da arte, estudantes e freqüentadores de museus. “Queremos inspirar as pessoas a, quem sabe um dia, visitar o verdadeiro museu”, diz na apresentação
O Google Art Project nasceu do “Projeto 20%”, em que funcionários da empresa podem dispor de um dia da semana para criar seus projetos pessoais. Imagine então que outras iniciativas poderiam nascer se mais empresas permitissem aos funcionários usar sua criatividade fora das tarefas tradicionais do dia a dia.
Fonte: Época online
Nenhum comentário:
Postar um comentário