GOOGLE TRANSLATOR: CHOOSE YOUR LANGUAGE OR CLICK ON YOUR COUNTRY FLAG

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS


CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Para visitar o site oficial, clique sobre
esta imagem
"Levar o encantamento do Natal a milhares de crianças por todo país é o principal objetivo de uma das maiores campanhas sociais natalinas do Brasil, o Papai Noel dos Correios.
Além disso, a campanha tem por objetivo específico responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, sempre que possível, aos pedidos de presentes de Natal das que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 
Em 2010, mais um importante objetivo foi estabelecido: trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas ao Papai Noel. A meta é contribuir para o desenvolvimento da habilidade da escrita, da redação de carta e do endereçamento correto, com destaque para a importância do Código de Endereçamento Postal (CEP) e do selo postal".
Charge de Caco Galhardo
Veja casos curiosos e muito emocionantes relatados no site da campanha (clique em "veja o texto completo"):

Quem procura é encontrado

Muitas cartas escritas ao Papai Noel vem com endereçamento incorreto ou incompleto. Nestes casos, a entrega dos presentes pode virar uma loteria. A história de um menino do bairro Nova Lima (MS) e do motorista Elvécio Marques Borges foi uma dessas entregas premiadas.
O motorista que trabalha nos Correios do Mato Grosso do Sul há 17 anos conta que, tempos atrás, não havia encontrado o endereço de um destinatário de brinquedo da campanha. Quando passou por uma rua com a viatura dos Correios e várias crianças correram atrás do veículo acenando, até que "o menino me encontrou", conta Borges.
Borges parou o carro e conversou com a garotada - "O menino perguntou se eu tinha algo para ele. Perguntei o nome dele e era justamente o dono da cartinha. Ele já tinha perdido as esperanças." E assim os dois ganharam na "loteria natalina" pois como Elvécio bem resume - "A gente compartilha aquela alegria."
Fonte: com dados da Diretoria Regional de Mato Grosso do Sul

Não quero presente, sonho em encontrar meu Pai

Há cerca de 10 anos, os Correios do Espírito Santo receberam uma cartinha diferente, em vez de brinquedos ou outros artigos de consumo, uma criança de oito anos pediu ao Papai Noel que encontrasse seu pai. Sensibilizados, os empregados do Espírito Santo trocaram temporariamente a vocação postal pela investigação. Várias regionais se envolveram nesta busca, até que os Correios do Rio de Janeiro encontraram o pai da criança na Baixada Fluminense.
O "presente" contendo o endereço e contato do pai foi entregue à criança que pode enfim realizar o sonho do encontro.
Fonte: Diretoria Regional do Espírito Santo

Quero uma bola sem chocalho

Cartas escritas em braille são recebidas todos os anos e chamam atenção dos envolvidos na campanha. Uma em particular divertiu e emocionou os Correios do Espírito Santo. Além de ser portador de deficiência visual, a criança não tinha família e residia em abrigo. Situação que despertou imediatamente a solidariedade do leitor da carta. Entretanto, contrariando as expectativas, a carta não era triste e sim indignada. Uma indignação infantil que desperta sorrisos bondosos de reconhecimento que criança é criança e ponto.
Ele queria a bola comum, não aquelas que traziam chocalhos internos para sinalizar sua movimentação, adequadas aos deficientes visuais. Estava cansado de "ouvir" bolas e queria apenas brincar com uma, junto com seus amigos.
Fonte: Diretoria Regional do Espírito Santo

Nenhum comentário: